Agronômico

Nosso Blog

O portal de conteúdo do Agro

Afinal, o que são produtos biológicos?

Os produtos biológicos são produtos baseados em micro-organismos bacterianos, fúngicos ou se inspiram em extratos de plantas, possibilitando aos agricultores melhorar seus rendimentos por meio do manejo integrado de enfermidades e o combate à resistência.

Para exemplificar, são os fungicidas biológicos, inseticidas e nematicidas que hoje já fazem parte das práticas de proteção de cultivos em todo o mundo.

Onde podem ser aplicados?

Os produtos biológicos podem ser utilizados em diversas culturas, desde frutas, verduras e legumes, até grãos, cana-de-açúcar, entre outros. Eles são divididos em dois tipos: macro biológicos, que consistem no uso de insetos, ácaros e outros inimigos naturais das pragas; e microbiológicos, que se baseiam em bactérias, fungos e vírus.

Benefícios para o produtor

A atividade agrícola é muito dinâmica e vários fatores podem impactar seus resultados. A cada ano, entre 20% a 40% dos rendimentos se perdem no campo devido à presença de patógenos, insetos e doenças. Por isso, ter um controle integrado permite melhores resultados de produção para os agricultores. Os produtos biológicos podem gerar uma simbiose com o sistema radicular da planta, proporcionando uma melhor absorção de nutrientes e nitrogênio. 

Categorias

Cadastre-se para receber nossos conteúdos em primeira mão:

Outros posts

Biológicos: Seis coisas que você precisa saber

Biológicos: Seis coisas que você precisa saber

Aliados do agricultor e do meio ambiente, esses produtos se somam ao portfólio que ajuda a defender as lavouras contra

7 erros na gestão agrícola e como evitá-los!

7 erros na gestão agrícola e como evitá-los!

Ao longo do caminho, no entanto, muitos erros podem ser cometidos e colocar em risco os resultados tão almejados pelo

Imagens NDVI: fundamentos e importância

Imagens NDVI: fundamentos e importância

Nos últimos anos, a tecnologia aliada a diversas ferramentas vêm sendo desenvolvida, testada e utilizada de forma mais frequente no

Dúvidas?
Entre em contato!

AZAGROS

O Futuro Não Precisa Ser Complicado

Contato